
Você conhece aquela do Hitler?
Livro mostra que alemães mantinham o bom humor durante o nazismo
Hitler, Goebbels e Goering, os homens fortes do nazismo, estão num navio em alto-mar.Durante uma tempestade, o barco afunda.Quem se salva? A Alemanha!
A piada, que você poderia ter ouvido ontem à noite, rolava em plena Alemanha Nazista.Pode até parecer coisa de mal gosto.Mas, durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães em geral tinham tempo e estômago para fazer graça contando anedotas- sobre o nazismo!
No livro Heil, Hitler- Das Schwein Ist Tot! ('Heil, Hitler- O porco está morto!", sem versão versão em português), o roteirista e escritor alemão Rudolph Herzog mostra que o humor estava muito mais presente do que se imagina no III Reich. Herzog escreveu o livro depois de fazer um documentário em que entrevistou 20 pessoas que viveram o período. Herzog identificou dois momentos. No primeiro, logo no início do nazismo, as piadas eram mais ingênuas.
No segundo, durante a guerra, as anedotas ficaram mais sarcásticas- como a que abre esta nota.
Algumas piadas tinham teor crítico.
Outras, enaltecedor. Havia as que envolviam judeus e outros povos perseguidos. Segundo Herzog, o livro foi escrito com o intuito mais de ajudar a esclarecer a difícil relação do atual povo alemão com sua própria história- pela visão do humor inimaginável naquele momento- que de provocar gargalhadas nos leitores. As recentes gerações de alemães sofrem com o pesado estigma na hora de lidar com o fato de seus antepassados terem aceitado tantas atrocidades. Nesse quesito, Heil, Hitler... revela que o povo tinha, sim, alguma consciência dos crimes que aconteciam, embora sob o aparente transe hipnótico crado pela máquina nazista. E mostra que, mesmo com toda a censura e controle, o humor acaba sendo poderosa forma de protesto. Ou sobrevivência.
P.S.: Na minha opinião o que aconteceu com Hitler e seu povo, é o mesmo que acontece com o Lula agora, apenas um transe hipnótico, causado por promessas breves a naufragar, uma loucura de um governante sem freio, com mania de grandeza, que acha que pode roubar, fazer suas loucuras, prometendo salvar o país em tempo recorde.
Isto mostra que o mundo não muda, porque o Homem não muda.
Muitas pessoas hoje em dia dizem que o mundo está perdido, eu acho que não está, hoje em dia há muitos tipos de crime e até crimes pra lá de hediondos, mas isso não significa nada.
O caso do João Hélio por exemplo, é horrível?
É.
Não é legal?
Nem um pouco!
Mas, no Império Romano, ná época do Pão e Circo, cristãos eram jogados no Coliseu, para serem devorados por leões, enquanto milhões de romanos apreciavam essa cena!
E aí, você acha que o mundo está podre?
Em relação aos diversos crimes de hoje, hoje há muitas tecnologias, o que melhora a qualidade dos crimes, mas não muda o ser humano.
Realmente, hoje o mundo está muito violento, mas eu penso que o mundo é um ciclo, toda essa violência é porque estamos no fim do ciclo, na crista da onda, uma hora essa maré vai abaixar, e aí tudo vai voltar ao normal.
Porque?
Porque uma hora o ser humano vai cansar de si mesmo e vai mudar.
Hoje tem pessoas que vêem as outras jogarem lixo no chão e se irritam, mostram para essas pessoas que não é assim (eu sou uma dessas),
há um bairro, onde depois de tantas enchentes, o povo do bairro mesmo, começou a se conscientizar e pararem de jogar lixo no chão, a vida é assim mesmo, não há mal que não acabe, e tudo está nas nossas mãos, um possível apocalipse, para mim , na verdade é impossível!
Está na hora de pararmos de nos acovardar atrás de deuses, arregaçarmos nossas mangas e lutarmos por nós mesmos, porque os únicos responsáveis por nossa desgraça é nós mesmos e também não há ninguém que não possa nos salvar, a não ser nós mesmos!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire